sábado, 7 de maio de 2011

The Vampire Diaries – 2x21 “The Sun Also Rises”


Sinopse: O RITUAL DE SACRIFÍCIO COMEÇA: Com a chegada da lua cheia, Elena tenta se preparar para o que quer que Klaus tenha planejado e Tyler enfrenta sua segunda transformação. Os eventos aterrorizantes rapidamente saem do controle, apesar de um ato inesperado de coragem. Finalmente, Damon admite a verdade de Stefan sobre um novo desenvolvimento terrível que devem enfrentar. 
 


SPOILERS!
 
Esse foi o episodio com mais mortes de The Vampire Diaries. Mesmo com o sacrifício sendo a principal trama, ainda ouve espaço para outras linhas da historia. Por essa razão, irei fazer esse review dividido por blocos, contando o que aconteceu em cada um deles.

The Sun Also Rises começa exatamente do ponto onde terminou The Last Day. Enquanto Jenna completa a transformação ao beber o sangue da bruxa Greta, Katherine e Damon conversam sobre a mordida e mostra que se importa com Damon, mesmo com um atraso de 145 anos, mas tudo bem.. alguns podem relevar isso. Embora pessoalmente prefira Kath old fashion way! Damon quer trocar de lugar com Jenna, mas Katherine diz que Klaus não vai aceita-lo porque seu sangue não é mais puro. 

Nesse meio tempo Caroline e Matt estão tentando manter Tyler fora, sem muito sucesso, o que leva Matt a atirar no lobo. Aproveitando que o amigo está caído, os dois fogem para a mansão Lockwood, onde se trancam na casa. 

Lá Caroline descobre que Matt a estava enganando junto com a Xerife para obter informações. Embora Matt afirme que nem ele nem a mãe dela sabem o que fazer com a nossa vamp Barbie. É quando ambos ouvem um barulho e descobrem que Tyler voltou à forma humana. 

Mais uma vez, Caroline cuida dele e põe na cama – ou melhor, sofá – e tem uma conversa definitiva com o namorado. Apesar de Matt ter curtido os últimos dias com Caroline e ver que ela ainda é a mesma, ele não quer que a sua vida, por mais complicada que seja se envolva com todo o drama sobrenatural da cidade – como se isso fosse possível! Ele entende que esse agora é a vida dela, mas mesmo assim termina com garota.
Mais tarde, já no fim da noite, a loirinha e Tyler conversam. Ela conta que Matt terminou com ela, e mesmo ele dizendo que sentia muito, ainda pude ler na cara dele o pensamento: “Meu amigo é um idiota!”. E foi mesmo, em minha opinião. 

Caroline pede que ele não deixe mais a cidade nem a ela. Mesmo que esta tenha sido a segunda vez que ele tentou matá-la, mas como ela mesma disse: “nenhuma amizade é perfeita!”
Quando a amiga chora, Tyler a abraça, a conforta e agradece tudo o que ela fez por ele numa das cenas mais meigas e carinhosas que já vi na serie. 

Durante o episodio, podemos ver Bonnie e Jeremy procurando um meio de impedir que Elena se torne uma vampira. Depois com a ajuda de John e os diários de Jonathan Gilbert eles descobrem um feitiço que Emily Bennet fez para uma mulher que estava perdendo a filha. O feitiço liga a alma da pessoa a alguém, quando a pessoa morre a força vital de quem ela esta ligada a trás de volta a vida. 

Com a alma de Elena ligada a de John ela se manteria intacta, ou seja, Elena não se tornaria uma vampira e ainda sobreviveria ao sacrifício. Mesmo cético Damon aceita a idéia. 

Finalmente descobrimos os motivos de Elijah desejar a morte do irmão. Klaus matou e jogou os corpos dos seus cincos irmãos e dos seus pais no mar, tornando impossível para Elijah encontrá-los e trazê-los de volta a vida. 

Quando descobrem que Jenna é a vampira que Klaus planeja usar no ritual, Stefan decide trocar de lugar com ela. Algo que Elijah acha honrável - mas sou obrigada a dizer que Damon já queria fazer isso desde o episodio anterior. Assim, ambos têm a mesma honra.

Quando descobre o que Stefan esta fazendo Damon, Bonnie e Elijah vão ao local do ritual para dar um fim ao vampiro original. Bonnie enfraquece Jeremy que queria ir junto e sela a casa de forma que ninguém possa sair. O que deixa Alaric furioso e frustrado. O plano é que Bonnie use o seu poder deixando Klaus à beira da morte e que Elijah termine de matá-lo.
 
O sacrifício teria que ser feito em etapas. Primeiro Greta canalizaria o poder da lua cheia para liberar o feitiço da pedra da lua. 

Depois, Klaus sacrificaria um lobisomem, no caso Jules (eu queria muito que ela morresse, mas que ela devia estar sentindo muita dor, isso devia.. quase dava pena. Quase!). 

Em seguida, o super vamp teria que sacrificar um vampiro. Stefan bem que tentou trocar de lugar com Jenna, mas ao que parece Klaus tem outros planos para ele. Elena implorou e chorou, mas o original não se comoveu. Jenna até tentou matar Greta, mas não conseguiu. Numa das cenas mais desesperadoras da serie, a sobrinha implora para que a tia desligue a sua humanidade – dessa forma não sentiria mais medo – e aos sons dos gritos e lagrimas de Elena, Jenna morre. 

Quando Stefan acorda vê que Jenna já esta morta e que Elena esta resignada. A namorada pergunta se Klaus será morto e ele afirma que sim. Quando Klaus diz que é à hora do sacrifício final, Elena caminha ate o corpo de Jenna. Klaus agradece a menina (entre nós isso foi muito FDP da parte dele!). Adorei quando ela o manda para o inferno! E finalmente Elena recebe a sua primeira mordida do pescoço, mas corajosa não faz um som. Por fim cai morta aos pés dele. 

Com a maldição quebrada, Klaus vai se transformando, mas é quando Bonnie aparece usando todo o seu poder. Damon com a sua sutileza de costume já quebra o pescoço de Greta (como já dizia Mason: “Um pescoço se quebra fácil em Mystic Falls”) dando um fim à família Martin. A pedido de Stefan, Damon tira Elena dali. Foi a única vez desde que Klaus nos foi apresentado que o vimos com medo. Muito medo. 

A beira da morte ele vê o irmão se aproximando para terminar o serviço. Mas antes que Elijah possa matá-lo de vez, ele confessa que não enterrou os corpos da família no mar. Que sabia onde eles estavam e que levaria Elijah até eles – se é verdade ou não é outra historia, mas que foi muito esperto da parte de Klaus isso foi. Elijah fica dividido entre manter a sua palavra e honra ou a sua família. 

Mas no fim a família vence e ele foge com Klaus para desespero de Bonnie e Stefan. 

 De volta à casa das bruxas, vemos Jeremy perguntar a John se ele sabia das conseqüências do feitiço de Emily Bennet. E ele sabia. Pede ao sobrinho que entregue uma carta para a filha e o seu anel. E pede que eles cuidem uns dos outros. 

Damon chega trazendo Elena no colo e dizendo que se ela voltar como vampira ele mesmo a mata então era bom ela não voltar como uma. Porque ele não suportava a idéia dela o odiando para sempre. Enquanto ele, Jeremy e Ric esperam que ela acorde para ver de que forma ela voltou – humana ou vampira – John sai da casa e cai morto pouco depois da filha acordar dizendo que se sente bem. 

Humana. 

Uma das leis mais antigas e sagradas da magia é que não se pode desequilibrar a balança. Você ate pode trazer alguém de volta a vida, mas é uma vida trocada pela de outra pessoa. No caso, John troca a sua vida pela a de Elena. Muito bonito da parte dele. No final, um personagem que amamos odiar teve uma morte muito digna. 

Pouco antes de irem para o enterro (clandestino) de Jenna e John, Jeremy entrega a carta de John para Elena junto com o anel dele. E diz que apesar dele ter perdido muitas pessoas na vida, ainda tinha a irmã.
A carta de John foi uma das coisas mais lindas que eu já vi em series:

“Elena,
Não é uma tarefa fácil ser um pai normal para uma filha extraordinária. Eu falhei nessa tarefa. E por causa de meus preconceitos, eu falhei com você. Estou assombrado por como as coisas poderiam ter sido diferentes se eu tivesse mais dispostos a ouvir o seu lado das coisas. Para mim, é o fim. Para você, a chance de envelhecer, e um dia fazer melhor com o seu próprio filho do que eu fiz com a minha. É para essa criança que eu dou o meu anel. Eu não peço seu perdão, ou para você esquecer. Só peço que você acredite nisso. Se você está lendo isso agora como um ser humano ou como um vampiro, eu te amo de qualquer jeito, como eu sempre te amei e sempre amarei.
John”

Nessa carta John supera todos os seus preconceitos em nome do seu amor a filha. 

No enterro esta toda a turma, menos Tyler – de quem eu senti falta, mas o dia seguinte de uma transformação deve realmente ser mega dolorido, então esta desculpado. E Matt – mas ele não quer fazer parte do grupo, então.. mas achei mancada dele não apoiar a ex num momento desses. 

Elena esta devastada, mas mesmo assim troca um dos seus olhares com Damon. Há duas interpretações para esse olhar.. Ou é um olhar Delena ou um olhar “o que você fez?”. Para quem viu o promo do season finale deve saber do que eu estou falando..

Na ultima cena e mais linda também, Damon esta se perguntando e ao irmão como eles vão conseguir matar um super poderoso vamp-wolf e o seu irmão mais velho de duas caras. Stefan não tem idéia, mas promete que Elena não irá perder ninguém mais. 

Mas é quando Damon revela que Tyler o mordeu, ou melhor, mordiscou. E mostra o seu braço que já não está com uma cara bonita – acho que foi a única vez que as meninas do mundo não gostaram de ver os músculos de Ian! 

Stefan diz que vai encontrar uma cura... como eles também encontraram um meio de manter Elena humana. Mas Damon não acredita que haja uma cura e pede ao irmão que não conte nada a Elena. Para ele, ela já sofreu o suficiente. 

Ao mostrar que esta mais preocupado com Elena do que com consigo, Damon prova de uma vez por todas que reconquistou a sua humanidade. E vai embora, caminhando literalmente em direção a luz, deixando Stefan sem reação.  

Perguntinha básica: no inicio do episodio Damon diz a Katherine que com a morte de Klaus, ela estaria livre e mais uma vez venceria. Mas Klaus esta vivo e fugiu com Elijah. O que a ainda deixa sob a sua compulsão e PRESA ao apartamento de Alaric. Que provavelmente vai ter que se mudar para a casa dos Gilbert agora que Jenna e John estão mortos, do contrario vai virar um lanchinho para Kath, que não vai ficar nem um pouco feliz ao saber o que aconteceu!! 


Um comentário:

  1. Nossa, seu review é muito bom... Beeeem detalhado... Dá pra visualizar o episódio só lendo isso, sério!!! E adoro seus comentários no meio!!! Tipo, este:

    "acho que foi a única vez que as meninas do mundo não gostaram de ver os músculos de Ian!"

    Nossa, ri demais com essa frase!!! Sério, é bem verdade isso... Eu não fiquei nada feliz de ver os músculos perfeitos do Ian, roxos daquele jeito... Deu um dó!!! =(

    Você faz fazer um review do próximo??? *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir